O escritório Zaha Hadid Architects divulgou o projeto para o novo Museu de Ciência e Tecnologia de Shenzhen, China. Projetado para se tornar uma instituição de referência na região, o projeto faz parte do masterplan para o Corredor de Inovação e Tecnologia Científica Guangzhou-Shenzhen.
O museu, que estará ligado a universidades, escolas e centros de inovação de toda a China, foi projetado para refletir a posição de Shenzhen como um centro de inovação e tecnologia. Explorando a "adaptabilidade máxima" dos espaços expositivos e galerias, sua planta em forma de U combina instalações educacionais e espaços públicos em torno de um pátio. Com mais de 125.000 metros quadrados, o museu foi concebido para unir a cidade e o parque por meio de um volume de "geometrias curvilíneas dinâmicas".
Externamente, o envelope do museu foi projetado para refletir o programa interno e conectar o átrio ao parque público nas proximidades. O projeto pretende se tornar um modelo sustentável para a região, combinando projeto arquitetônico a demandas de desempenho térmico e energético, iluminação natural e qualidade do ar.
O Museu de Ciência e Tecnologia de Shenzhen tem inauguração prevista para o fim de 2023.